Bon festival no Japão
- Jacqueline Okumura
- 16 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
O bon festival é uma celebração aos ancestrais, que faz lembrar um pouco do nosso dia de finados no ocidente, mas aqui no oriente esta data tem uma duração de três dias, que vária a cada ano pois a data é baseada no calendário solar em algumas regiões do Japão, e em outras no calendário lunar.

Neste ano de 2019, na região de Osaka, foram celebrados no dia 13 a 15 de agosto, onde eu tive o prazer de vivenciar essa experiência no templo Shitennō-ji, que foi construído no ano de 593 pelo príncipe Shotoku Taishi sendo o primeiro templo público da história do Japão.

Diferente do Brasil, esses três dias são comemorados com muita música e dança, pois os budistas acreditam que nestas datas, os ancestrais vêm visitar seus parentes, que honram esta visita com muita comemoração. A dança que eles fazem é chamada de "Bon Odori", para receber seus antepassados com alegria e gratidão. Esta dança assim como a música, podem váriar dependendo da região, mas no templo que eu estava, foi montado uma plataforma elevada, que eles chamam de "yagura", onde estava somente o cantor e em 2 torres separadas, uma de cada lado do "yagura", estavam dois músicos.

As pessoas ficaram dançando ao redor deles, as vezes em sentido horário e às vezes em sentido anti-horário. Desde a hora que eu cheguei no templo até a hora que fui embora, talvez eu tenha permanecido por lá umas 2h, eles ficaram cantando e dançando sem parar. As pessoas que estavam dançando, vão entrando e saindo da roda, mas o templo estava lotado, então sempre tinha bastante gente dançando.

Este templo tem vários complexos, e enquanto em uma parte dele, estava acontecendo a música e a dança, em outra parte, as pessoas entavam escrevendo o nome de seus ancestrais em velas, que são colocadas e acessas em uma estrutura montada especialmente para esta celebração. Durante esses três dias são acessas cerca de 10 mil velas, fazendo com que a paisagem fique encantadora. Estar lá presenciando toda esta celebração, sentir a alegria deles transmitida através da música, da dança e a energia de um ritual que acontece a mais de 500 anos, me trouxe uma sensação de paz inexplicável. E em como todo festival do Japão, sempre tem muita barraquinha de comida, bebida e de brincadeira para as crianças.

Te vejo no próximo post!!!
Comments