Casamento Irlandês
- Renata Nascimento
- 14 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
No mês passado, Janeiro de 2020, tive a oportunidade de participar de um casamento irlandês. Uma das minhas amigas do curso de inglês casou com um irlandês e vou contar um pouco de como é a tradição irlandesa.
O pedido
Pulando já para o pedido oficial que aconteceu em Maio de 2019, o noivo escollheu um dos lugares favoritos da minha amiga, organizou um churrasco em Dun Laoghaire, e quando ela menos esperava, ele estava de joelhos com um anel de noivado na mão dizendo: “Você é minha vida, meu amor, meu tudo. Quer casar comigo?”.

E ela disse SIM! A partir daí começou toda a preparação para a celebrar essa união.
A decoração
A noiva que manda em tudo. Se ela disser que não gostou do vinho, da flor, da toalha, qualquer coisa que esteja contra o gosto da noiva, tem que mudar. O noivo tem apenas o direito de escolher o próprio terno.
Custo do casamento
Na tradição irlandesa, quem fica responsável pelos gastos do casamento é o pai da noiva.
Despedida de Solteira
O tema escolhido para a o última dia de solteira da minha amiga foi "A banda", então todas as integrantes da banda tinha um acessório característico. Sabe né, essas minhas amigas são das minhas. Então foi algo bem tranquilo, e ficou decidido ir para um karaokê, terminando a noite com um jantar. Algumas ainda seguiram para um bar em Dublin, mas o frio não permitiu ficar nas ruas por muito tempo. Mas foi uma despedida de solteira como ela imaginou.

A cerimônia
O noivo preparou uma surpresa, enviando para o hotel uma limosine para levar a noiva até o local onde seria realizada a cerimônia. Para este dia, foi escolhida uma música para entrada das madrinhas e a noiva, enquanto o noivo permance de costas a espera da noiva no “altar”. Nessa hora, o noivo estava bastante emocionado.

Escolha da roupa das madrinhas
Na Irlanda, a noiva paga os vestidos das madrinhas e o noivo paga pelos ternos dos padrinhos. Ah, e a gravata dos padrinhos tem que combinar com a cor dos vestidos da madrinha. Os vestidos foram comprados em Londres. Chique, né?

A festa
Foi realizada no hotel Leixlip Manor, na cidade de Kildare, que fica a mais ou menos 1 hora de Dublin. Na entrada, houve a recepção dos convidados com champagne, assinatura do livro do casamento, fotos e entrega dos presentes (geralmente é um envelope com um valor “x” em dinheiro e quem fica responsável por isso é o padrinho de honra). Logo após, o salão de festas foi aberto, e cada um tinha uma mesa específica, ficando os noivos, padrinhos e madrinhas numa mesa central, e os demais convidados em mesas laterais, e uma mesa à parte com o bolo do casamento.


Ah! Na Irlanda, o bolo não é de verdade, já que eles contam com a sobremesa do menu, mas casar com uma brasileira faz com que essa tradição (muito estranha, por sinal) seja quebrada. Então foi feito um bolo de verdade, claro.

Ao final da festa, teve a participação de DJ, e há um momento de dançar a música escolhida pela noiva, a música escolhida pelo noivo, e a música do casal. Eles escolheram Perfect, do Ed Sheeran.
O jantar
O menu irlandês possui a entrada, prato principal e sobremesa, além de vinho branco ou tinto incluído nas bebidas. Tivemos a opção de escolher:
Entrada: torta salgada de cogumelos com salada ou sopa
Prato principal: Salmão ou Carne vermelha com batatas e legumes.
Sobremesa: Torta de maçã com sorvete ou Brownie com sorvete.

O discurso
Segue na ordem: pai do noivo, o noivo, pai da noiva e o padrinho de honra. Mas quebramos a tradição também, e a noiva fez um discurso, bem como a irmã dela que era a dama de honra, já que o pai não estava presente. Ao final do discurso, fizemos um brinde com capirinha, e a noiva entregou um buquê de rosas em agradecimento a mãe do noivo.
Curiosidade:
Dois dias antes do casamento os noivos não podem se ver e, no dia do casório, eles não podem falar ao telefone para não atrair o azar.

Cheers from Ireland.
Comments