top of page

Japão e suas curiosidades - Pão de Melão

  • Foto do escritor: Jacqueline Okumura
    Jacqueline Okumura
  • 26 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura


Se eu te contar que nem só de peixe vive um japonês, e que apesar do idioma e da cultura japonesa parecer e ser muito distante da cultura ocidental, encontramos na sua história influência portuguesa, pois em meados do século XVI vieram para cá alguns comerciantes e missionários de Portugal. Até então os japoneses não conheciam o pão, e consequentemente não tinham uma palavra para esta comida em japonês, por tanto, pão em japonês é pan (パン) que pronuncia exatamente como se escreve.

Agora vou falar de um dos pães mais famosos por aqui, o pão de melão, que em japonês é meronpan (メロンパン), o nome é uma mistura do inglês com o português, "meron" vem do inglês melon.

Acredito que você esta um pouco chocado em saber sobre a influencia dos portugueses aqui do outro lado do mundo, mas e se eu te contar que o tradicional meronpan não possui nenhum resquício da fruta de melão, você não iria acreditar certo? Até porque com este nome, obrigatoriamente tem que ter alguma coisa de melão neste pão, e tem, mas é somente o formato. Como assim? Isso mesmo, o formato do pão lembra um melão e daí que surgiu o nome. Mesmo assim, você não deve estar acreditando, por isso vou colocar aqui a receita do tradicional pão de melão que encontrei no site da NHK, que é a única emissora pública do Japão de rádio e televisão.

Receita do Pão de Melão Tradicional

Ingredientes (Para 8 pães)

Massa

・150g de farinha de trigo ・1 colher de chá (3g) de fermento biológico seco ・2 colheres de sopa (20g) de açúcar ・80ml de água ・1 colher de sopa de ovo batido ・¼ colher de chá de sal ・10g de manteiga

Massa de biscoito

・100g de farinha de trigo ・¼ colher de chá de fermento em pó ・Casca de ½ limão ・40g de manteiga ・1 gema de ovo ・1 colher de sopa de leite ou água ・3 colheres de sopa (30g) de açúcar

Um pouco de açúcar granulado

Modo de preparo

1. Primeiro faça a massa do pão. Misture o fermento biológico com a água numa vasilha. Adicione o ovo batido, o açúcar, a farinha de trigo e o sal. Misture formando uma massa. Coloque sobre uma superfície lisa e sove até ficar macia. Sove por cerca de 10 minutos, levantando constantemente a massa e batendo-a contra a superfície.

2. Espalhe os 10 gramas de manteiga em pontos sobre a massa. Outra vez, bata e sove a massa por 5 minutos. Forme uma bola e coloque numa vasilha untada com manteiga.

3. Cubra a vasilha com filme plástico para evitar que a massa seque. Coloque a vasilha num lugar morno e deixe crescendo até dobrar de tamanho (cerca de 30 a 40 minutos). Se sua cozinha for fria, coloque a vasilha dentro de outra maior contendo água na temperatura de 37 graus.

4. Enquanto a massa cresce, faça a massa de biscoito. Misture a farinha e o fermento em pó e passe tudo pela peneira, também rale a casca de limão. Adicione o açúcar à manteiga numa tigela e misture até virar uma pasta esbranquiçada. Depois junte o leite, a gema de ovo e a casca ralada do limão. Adicione a farinha e misture até formar uma massa. Faça um rolo, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 20 minutos.

5. Depois da massa do pão dobrar de volume, divida em 8 partes. Enrole cada uma fazendo um pão redondo e expelindo o excesso de ar. Cubra com filme plástico, e deixe os pães descansarem por 10 minutos.

6. Divida a massa de biscoito em 8 fatias. Cubra cada uma levemente com farinha e abra sobre uma superfície plana, formando círculos de cerca de 8 cm de diâmetro. Embrulhe cada pão com esse círculo de biscoito.

7. Polvilhe os pães com o açúcar granulado. Use as costas de uma faca para fazer marcas no pão, imitando a aparência de melões. Coloque numa forma de assar e deixe os pães crescerem mais uma vez por cerca de 30 minutos.

8. Asse por 15 minutos na prateleira do meio em forno preaquecido a 170 graus e estará pronto o tradicional pão de melão japonês.

Reparou na receita que nem só de massa de pão é feito o pão de melão? Pois é, neste pão também vai massa de biscoito, o que faz toda diferença, pois deixa ele com uma camada crocante e açucarada.

Do século XVI até os dias atuais, foram criados muitas variações deste pão, inclusive muitas delas fazendo jus ao nome e acrescentando a fruta ou o aroma na massa e até mesmo fazendo recheio com creme de pão.

Que tal colocar a mão na massa e fazer um tradicional pão japonês?

Te vejo do próximo post!!!

 
 
 

Comments


© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page