top of page

Maior templo de madeira do Mundo - Templo Tōdai-ji

  • 15 de nov. de 2019
  • 4 min de leitura

Cada templo do Japão tem suas peculiaridades, marcas e histórias. E isso faz com que tantos turistas venham para a cidade de Nara, no post anterior falei um pouco sobre o parque da cidade com mais de mil cervos. Neste post vou falar sobre o Templo Todai-ji que fica na mesma área do parque.

O Templo Tōdai-ji começou a ser construído no ano de 743. Nesta época o Japão estava passado por um período de muitos desastres naturais, em virtude destes acontecimentos, o então atual Imperador Shomu acreditava que se todas as pessoa do país se envolvessem diretamente com a construção do templo e mostrasse devoção e união para com as crenças budistas, o Buda teria compaixão pelas pessoas e passaria a defender o país destes desastres naturais. Com este propósito de fraternidade, o imperador decretou uma lei, de que todas as pessoas deviam se envolver na construção do templo, do Buda, do jardim e mais duas pagodas de 7 andares cada, que faziam parte do projeto. Segundo os registos cerca de 2.600.000 pessoas ajudaram neste projeto. O Buda escolhido para fazer a escultura foi o Buda Vairochana, que faz parte dos cinco Budas da meditação, sendo que ele se mantem sempre no centro e os outros quatro a suas volta, o nome Vairochana significa "aquele que é como o sol ou o radiante". O material escolhido para fazer a escultura foi o bronze, esta escolha fez com que fosse consumido praticamente todo o bronze disponível no país juntamente com outros metais, gerando quase um colapso na economia.

Posteriormente o imperador foi acusado de drenar as reservas de metais do país. Este feito gerou a maior escultura de bronze do Buda Vairochana do mundo com 14,73 metros de altura. Antes mesmo da finalização do templo o Imperador Shomu em 749, com 48 anos, abdicou seu trono para se tornar um monge budista.

O Templo Tōdai-ji começou a ser construído no ano de 743. Nesta época o Japão estava passado por um período de muitos desastres naturais, em virtude destes acontecimentos, o então atual Imperador Shomu acreditava que se todas as pessoa do país se envolvessem diretamente com a construção do templo e mostrasse devoção e união para com as crenças budistas, o Buda teria compaixão pelas pessoas e passaria a defender o país destes desastres naturais. Com este propósito de fraternidade, o imperador decretou uma lei, de que todas as pessoas deviam se envolver na construção do templo, do Buda, do jardim e mais duas pagodas de 7 andares cada, que faziam parte do projeto. Segundo os registos cerca de 2.600.000 pessoas ajudaram neste projeto. O Buda escolhido para fazer a escultura foi o Buda Vairochana, que faz parte dos cinco Budas da meditação, sendo que ele se mantem sempre no centro e os outros quatro a suas volta, o nome Vairochana significa "aquele que é como o sol ou o radiante". O material escolhido para fazer a escultura foi o bronze, esta escolha fez com que fosse consumido praticamente todo o bronze disponível no país juntamente com outros metais, gerando quase um colapso na economia. Po imperador foi acusado de drenar as reservas de metais do país. Este feito gerou a maior escultura de bronze do Buda Vairochana do mundo com 14,73 metros de altura. Antes mesmo da finalização do templo o Imperador Shomu em 749, com 48 anos, abdicou seu trono para se tornar um monge budista.

No ano de 752, foi realizada uma cerimônia de abertura com mais de 10 mil pessoas. Este templo passou a ser a sede administrativa de todos os templos budistas do país, naquela época existiam seis escolas budistas, sendo que cada uma delas tinha o seu escritório e sua própria biblioteca dentro do complexo do templo.

No ano de 1567, o clã inimigo do imperador da época, Miyoshi e Matsunaga atearam fogo em todo o complexo, deixando o grande Buda ao ar livre. Por mais de 100 anos a escultura permaneceu assim, e no ano de 1686, começou uma nova construção para abrigar o Buda, mas infelizmente os recursos financeiros não permitiram que fosse construída uma réplica do templo antigo, e sim uma versão menor, sem as duas pagodas. Esta nova construção demorou 20 anos para ser finalizada, lembrando que a primeira, demorou somente 9 anos, com uma construção maior do que a atual e com 2 pagodas de 100 metros de altura cada a mais, pois os recursos financeiros não permitiram que fosse realizada a construção de novas pagodas.

Mesmo eles tendo reconstruído o templo em tamanho menor, esta construção tem o título de maior templo de madeira do mundo, classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Mais duas curiosidades sobre este Templo: do lado de fora da porta de entrada, tem uma estátua de madeira da divindade Binzuru, dizem que se você tocar o pé da divindade e depois tocar a parte do seu corpo que esta doente, ajudará na cura.

E a segunda curiosidade é que em um dos pilares do templo tem um buraco do tamanho exato da narina da escultura do Buda Vairochana, alguns dizem que quem passar pelo buraco será abençoado com a iluminação e terá passagem garantida para o paraíso, já outros afirmam que esta passagem pelo buraco te trará boa sorte. Como qualquer uma das duas opções parecem ótimas, fiz questão de passar ali. Porem quando olhei o buraco achei que iria ficar meio entalada, mas foi tranquilo para passar.

Te vejo no próximo post!!!

 
 
 

Comments


© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page