top of page

Pousada dos Capuchinhos

  • Foto do escritor: Jacqueline Okumura
    Jacqueline Okumura
  • 5 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

Está pousada é simplesmente encantadora, se você estiver procurando um lugar para descansar, relaxar e se conectar consigo mesmo, acabou de encontrar. A pousada se localiza no Rio Grande do Sul em Vila Flores, uma cidade com um pouco mais de 3 mil habitantes, com ruas de paralelepípedos e uma tranquilidade que só as cidades do interior possuem.

A história desta pousada é maravilhosa entre os anos de 1940 e 2005, funcionava o então Seminário Santo Antônio que chegou a abrigar mais de 200 seminaristas da ordem religiosa católica de Frades Capuchinhos, que segue os preceitos e ensinamentos de São Francisco de Assis. E é exatamente neste local que se encontra a pousada, por isso, pensa em uma energia boa só de entrar em um lugar tão sagrado. Após uma reforma com algumas adaptações para suprir a necessidade da área hoteleira, o antigo seminário, virou uma pousada, que tiveram o cuidado de preservada a arquitetura original, utilizando materiais de demolição do próprio seminário, como os vitrais da capela que são da década de 40. Nos jardins de estilo europeu você verá tijolos da antiga construção e na área comum interna da pousada, foram utilizadas madeiras das pipas de vinho, e agora você deve estar pensando "qual a relação entre o seminário, a pousada e o vinho?" Em 1950 o Frei Fabiano Cavalca começou a elaborar vinhos para o sustento do seminário, com o passar dos anos a produção expandiu e atualmente distribui para todo o Brasil o vinho santo, que é utilizado nas missas. A produção deste vinho especifico seguei várias exigências estabelecidas pelo Vaticano, que eles seguem a risca. Para entender toda esta história, agendei um horário com o Frei Djair Claudio Galvan que é enólogo e cuida de todo o processo de produção dos vinhos por aqui, desde a plantação até engarrafamento.

O Frei Djair fez a gentileza de mostrar os parreirais e explicar como funciona o plantio, a manutenção e posteriormente a colheita das uvas, que é feita por moradores locais da cidade de Vila Flores. Uma das exigências do vaticano para o vinho canônico de missa é que ele possua no mínimo 16% de álcool, isso porque um vinho com esta quantidade de álcool não precisa de conservantes, sendo que outro requisito é não conter conservantes em seu processo de produção, então esta é uma forma de garantir que o vinho seja o mais natural possível. Na cantina da pousada é produzido vários outros tipo de vinhos e inclusive um suco de uva 100% natural que é feito de maneira artesanal. O suco e os vinhos estão disponíveis para comprar na recepção da pousada, inclusive o vinho santo.

Depois do passeio pelos parreirais e aula sobre vinhos, nada melhor do que relaxar em uma das piscinas com água termal, são varias piscinas internas e externas com jatos de água para relaxar e fazer massagem. Ou caso prefira sentar em algum dos jardins para meditar, ou apreciar a paisagem, juntamente com um som ambiente de cantos gregorianos, acredito que esta opção também te fará relaxar.

A pousada possui academia, quadra de esporte, sala de jogos com mesas de baralho e sinuca, sala de TV e a capela, que fica disponível para você fazer suas preces individualmente e em alguns horários marcados são realizadas missas pelos próprios Freis Capuchinhos que vivem por aqui, e são eles que mantem algumas atividades do antigo seminário como o pastoreio, o plantio e a produção de vinhos.

Nunca tinha me hospedado em um local tão rico historicamente e com toda certeza vou querer voltar.

Pousada dos Capuchinhos

Vila Flores, Rio Grande do Sul - Brasil

Reservas: (54) 3447-4700

Site:http://www.pousadascapuchinhos.com.br

Te vejo no próximo post!

 
 
 

Comentários


© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page