top of page

Roteiro a pé: segundo dia em Dublin

  • Foto do escritor: Renata Nascimento
    Renata Nascimento
  • 17 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura

Se você tem mais um dia em Dublin, vamos continuar o nosso roteiro a pé pelo centro da cidade e conhecer a Trinity College, Irish Whiskey Museum, a Molly Malone, Grafton Street e o St Stephen’s Green Park.


Nossa primeira parada será na Trinity College, uma das mais renomadas universidades de Dublin, fundada em 1592 pela rainha Elizabeth I. Inicialmente, só eram admitidos alunos protestantes, mas com o passar do tempo, alunos católicos também passaram a ter um lugar na universidade. A nível de curiosidade, personalidades como Samuel Beckett e Oscar Wilde, ambos irlandeses e famosos escritores de peças teatrais, foram alunos da Trinity College.



O campus da universidade tem uma superfície de 190.000 metros quadrados, mas, uma vez estando lá dentro, não é difícil de se localizar. Logo na entrada principal, você encontra um quiosque com tours guiados que te levam a conhecer a história da Trinity e sua famosa biblioteca que, segundo algumas fontes, há rumores de que tenha se tornado inspiração da autora J.K. Rowling quando criou a biblioteca de Hogwarts, da saga Harry Potter. Verdade ou não, a Long Room (sala principal) da biblioteca é incrivelmente parecida com a do filme. Ainda na biblioteca da Trinity College, você não pode deixar de ver o Book of Kells, um manuscrito em latim, escrito por monges celtas, que contém os quatro Evangelhos do Novo Testamento. O acesso ao Book of Kells também está incluso no tour guiado, que tem duração de 35 minutos, com início às 09h15 e término às 16h. O valor do ingresso custa 14 euros.



Entrada principal da Trinity College


Em frente a Trinity College, você pode dar uma parada no Buttler’s Chocolate Café para experimentar o melhor chocolate quente da cidade. Mas, se a sua preferência é uísque, poderá optar pelo Irish Whiskey Museum, para conhecer a história do uísque irlandês e possivelmente experimentar mais uma bebida quente da Irlanda. O museu abre as 10h da manhã e também oferece tours a cada 30 minutos. O valor do ingresso custa 18 euros. Com chocolate quente ou uísque, é chegada a hora de voltar para as ruas estreitas de paralelepípedo e explorar a cidade.



Na rua Suffolk Street, você vai encontrar a estátua de Molly Malone que fica em frente a Saint Andrew's Church, uma antiga paróquia que hoje funciona como um Centro de Informações Turísticas de Dublin. Anteriormente, a estátua ficava na Grafton Street, mas para dar espaço a construção da linha do Luas (bondes elétricos, guiados por cabos, que passam no meio da cidade), a deslocaram para Suffolk Street. Segundo a lenda, se você tocar nos peitos de Molly, terá sorte.



Depois de ter conhecido a Molly Malone, se você seguir andando por mais um minuto, chegará à Grafton Street, uma rua com enorme variedade de lojas, bares, cafeterias, como a Bewley’s Grafton Street Café. Esta, foi recentemente reinaugurada, tendo passado por uma reforma que custou mais de 12 milhões de euros. O que vocês acham de tomar um brunch (combinação de café-da-manhã com almoço) no Bewley’s? O brunch funciona apenas nos finais de semana até às 16h, mas a cafeteria oferece, também, o cardápio All Day Menu (para o dia inteiro) que começa a ser servido a partir das 11h30 da manhã. O Bewley’s Grafton Street Café é famoso não só turisticamente, mas também pelos próprios irlandeses, então chegue lá com uma pouco de antecedência se não quiser queue (ficar na fila). E no seu percurso pela Grafton Street, você vai encontrar performances de diferentes artistas, como pintores, cantores e músicos. É uma rua comercial, mas também muito musical.




Natal na Grafton Street

Ao final da Grafton Street, você pode relaxar com uma caminhada pelo St Stephen’s Green, um parque muito arborizado e calmo que fica localizado no centro comercial de Dublin, bem como o Central Park, no meio de New York City. É interessante perceber como a mudança das estações reflete na dinâmica do parque, alterando a frequência das pessoas que passam por ele, as cores das árvores, o ar que circula, as crianças brincando na beira do lago, as flores que brotam. Ah! E não deixe de tirar uma foto na ponte que fica no meio do St Stephen’s Green, onde foi gravada uma das cenas do filme Leap Year (Casa Comigo, 2010).


St Stephen's Green no outono

Início da Primavera no parque

Verão no St Stephen's Green


Depois de aproveitar o parque, vale a pena conhecer o Stephen’s Green Shopping Centre, e passear pelas variadas lojas mais conhecidas da cidade como Dunnes, Boots, Argos, Eason e comprar suas lembrancinhas da Irlanda na Carroll’s Irish Gift, a loja mais verde de Dublin. O Stephen’s Green Shopping Centre também oferece uma área de alimentação com cafeterias, bares e restaurantes, onde você pode finalizar o seu dia com um maravilhoso jantar. Horário de funcionamento é das 9h às 19h.



Stephen's Green Shopping Centre


Essas são algumas dicas para o roteiro do seu segundo dia em Dublin. E segue o link do primeiro dia do nosso roteiro: https://followourjourney2018.wixsite.com/followourjourney/blog/roteiro-a-p%C3%A9-um-dia-em-dublin


Cheers from Ireland.

Comments


© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page