top of page

Roteiro a pé: Um dia em Dublin!

  • Foto do escritor: Renata Nascimento
    Renata Nascimento
  • 27 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

Você está pousando no aeroporto Internacional de Dublin e ainda não sabe como chegar ao centro da Ilha Esmeralda? Do aeroporto para o centro, você tem duas opções de transporte: ônibus e taxi. A maneira mais eficaz e econômica é fazer a compra online (https://www.aircoach.ie/) antecipada do bilhete do ônibus que custa 6 euros (apenas a ida) e 11,50 euros (ida e volta). Assim que você sair do aeroporto, a parada de ônibus da Air Coach estará localizada do seu lado esquerdo, o que também possibilita a compra do bilhete no momento da sua chegada, mas você vai acabar pagando um pouco mais caro na hora. Os ônibus da Air Coach são considerados ônibus de luxo, confortáveis, equipados com wifi a bordo, banheiro, ar-condicionado e/ou aquecedor. O trajeto aeroporto-centro tem uma duração média de 30 minutos.



Ônibus 700 - Dublin Aeroporto


O ônibus vai te deixar no coração da cidade, na O’Connell Street, onde você já vai ter a oportunidade de fazer seus primeiros cliques turísticos, aproveitando por estar em uma das ruas mais famosas de Dublin. É nela, também, que está localizado o Spire, monumento em forma de agulha com 120 metros de altura, como vocês podem ver na foto abaixo.



Monumento "O Spire", na O' Connell Street

Ainda na O’Connell Street, você vai encontrar o edifício central dos Correios de Dublin, considerado um dos prédios mais bonitos da cidade, a estátua do líder Daniel O’ Connell, além de muitas lojas famosas, como a Pennys, uma grande loja de departamento conhecida por venda de produtos baratos, o que pode te motivar a ir às compras.

Saindo da O’Connel Street, encontramos o Rio Liffey, que cruza e divide a cidade em lados norte e sul, um dos cartões postais da cidade. Ao lado direito, no sentido leste, fica a Ha'Penny Bridge, a mais antiga ponte de Dublin, que possui esse nome porque, no começo dos anos de 1900, era cobrado um centavo de euro (1 penny) para cada pessoa que quisesse se deslocar de um lado a outro da cidade.



Ha' Penny Bridge

Ao atravessar a Ha'penny Bridge, passando entre ruelas e escutando diferentes idiomas do mundo inteiro, você chegará ao bairro Temple Bar, com vários pubs, cafeterias, restaurantes e o mais famoso bar de Dublin, o Temple Bar, onde você pode fazer uma pequena parada para tomar uma pint (um chop) e entrar no clima com a música irlandesa. Por se tratar da região mais turística da cidade, os preços de comidas e bebidas são um pouco mais caros, então eu não aconselharia você abrir a carteira nessa área. Dublin, como um todo, é uma cidade com um custo alto, mas você pode, sim, encontrar valores mais acessíveis nos arredores.






Temple Bar

Mapa nas mãos? Ao sair do Temple Bar, no sentido contrário ao rio Liffey, siga em direção a Dame Street e procure a Queen of Tarts, uma cafeteria com doces, tortas e salgados de dar água na boca. Se você estiver visitando a Irlanda na época do frio, não esqueça de experimentar Irish Coffee, bebida irlandesa a base de café e uísque. Ah! E prepare-se para “queue” (ficar na fila), pois o Queen of Tarts já recebeu vários prêmios de melhor local de sobremesa em Dublin. Recarregadas as baterias, vamos seguir para o Dublin Castle que fica no outro lado da rua. Se você se interessa pela época medieval, dos antepassados, e quer conhecer um pouco da história de Dublin, vale a pena entrar no castelo.




Dublin Castle

Os preços dos ingressos variam de acordo com o tipo de tour que você quer fazer, sendo eles:


1) Tour guiado: onde o guia explica a história de cada espaço do castelo, incluindo o acesso a Capela Real e as escavações Vikings. Duração aproximada de 70 minutos. Valor: 10 euros.

2) Tour não-guiado: você faz o seu próprio tour dentro do castelo e, se tiver sorte, poderá acompanhar um dos tours que estiver em andamento. Você não terá acesso a Capela Real, nem as escavações Vikings. Valor: 7 euros.


E não esqueçam de visitar o Jardim do Castelo que fica do lado oposto a bilheteria, onde você também pode encontrar a Chester Beatty Library, a biblioteca pública da cidade, que além do grande acervo, guarda algumas coleções e faz também exibições de arte. Obs.: a biblioteca oferece tours gratuitos, sem agendamento prévio.


Jardim do Castelo (foto tirada da Chester Beatty Library)


Para finalizar o dia, retornem para a Dame Street, onde vocês encontrarão o City Hall (a prefeitura da cidade). Um pouco mais acima, nesta mesma rua, aproveitem para visitar a Christ Church Cathedral, a construção mais antiga de Dublin. A religião predominante na Irlanda é o cristianismo, com a grande maioria da população adepta a Igreja Católica Romana, sendo assim, vocês irão encontrar muitas igrejas espalhadas pela cidade, incluindo a Saint Patrick’s Cathedral, a catedral mais famosa de Dublin, é em homenagem ao santo padroeiro São Patrício.



Saint Patrick's Cathedral

Essas são algumas dicas para o roteiro de um dia em Dublin.

Cheers!


Comments


© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page