Acomodação em Dublin
- Renata Nascimento
- 30 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Como vocês já sabem, estou morando na Irlanda há pouco mais de um ano, e podem ter certeza de que hoje tenho um pouco mais de propriedade para dizer: Sim, Dublin é uma cidade muito cara em todos os sentidos, mas, principalmente no quesito acomodação, aluguel, moradia, um teto para viver.
Cheguei aqui em setembro de 2017, e como uma intercambista precavida, optei por incluir duas semanas de acomodação em homestay (casa de família irlandesa), tendo assim tempo hábil para encontrar o melhor lugar que se adequaria as minhas prioridades.

Em Dublin, tem sido muito comum a procura por aluguel em quartos compartilhados, onde você divide um quarto com 1 ou até 10 pessoas (acreditem!) para ter que minimizar os gastos com acomodação e outras despesas. A demanda de estudantes na Irlanda tem crescido de uma maneira desproporcional a quantidade de moradias disponíveis para comportar a população irlandesa e os estudantes, o que leva ao aumento do aluguel em todo o país, principalmente em Dublin, a capital. Para os intercambistas que não se importam em dividir quarto, os valores de aluguel variam entre 200 e 500 euros, podendo ser quartos duplos, triplos, quádruplos e até décuplos (10 pessoas), e com valores mais altos por estarem localizados no centro de Dublin. Para aqueles que optam por privacidade, como eu, existem os quartos individuais (single), que você pode pagar entre 400 e 700 euros, mas que também vai variar de acordo com a localização.
Quando eu terminei minhas duas semanas de acomodação na homestay, consegui um quarto individual através do site Daft (daft.ie), pagando 500 euros mensais com todas as contas inclusas (internet, energia, taxa do lixo). O preço estava muito bom, o quarto era confortável, com uma cama de solteiro, uma cômoda, um guarda-roupa e uma escrivaninha, porém ficava distante do centro e, consequentemente, do meu trabalho, aumentando também os meus gastos mensais com transporte público. Mas como falei, tudo é uma questão de prioridades.


Passei 11 meses morando em Clonsilla, Dublin 15, “viajando” todos os dias por 1h de casa para a escola, que ficava no centro, e passava quase 2h no ônibus, quando voltava do trabalho para casa. Era uma casa consideravelmente grande, a qual eu dividia com mais dois housemates, cada um com seu quarto single. Mas eu era bem feliz morando distante da turbulência do centro. Posteriormente, consegui mudar para outro quarto single mais próximo do meu trabalho, e também pelo mesmo valor de 500 euros, com todas as contas inclusas, onde fiquei por 2 meses.

Hoje, também por questão de ter minha privacidade, total liberdade de ir e vir, e tendo meu próprio espaço, divido uma casa com uma amiga em Donnybrook, Dublin 4, que fica ainda mais próximo do meu trabalho e da escola, mas posso dizer que estou em paz e em total paraíso. Temos mais gastos agora, o aluguel é mais caro, pagamos contas, controlamos as despesas, mas sim, é possível você ter o seu cantinho, só precisamos ter um pouco mais de planejamento, cortar excessos, fazer alguns sacrifícios e focar no que te faz bem e feliz. Vale muito a pena!!!
PS: não esqueçam de pedir um contrato ao landlord para que você tenha todas as regras da casa bem determinadas, quanto tempo dura o contrato, valor do aluguel, valor do depósito, com quanto tempo você tem que dar de aviso para quebra do contrato, e etc. É sempre bom estar ciente para que ambos, você e o landlord, estejam de acordo com tudo e ninguém se depare com problemas posteriormente.

Cheers from Ireland.
留言