top of page

Cliffs of Moher + Limerick (Passeio de um dia) - Irlanda

  • Foto do escritor: Renata Nascimento
    Renata Nascimento
  • 9 de jul. de 2018
  • 4 min de leitura


Cliff of Moher



Depois de algumas semanas na Irlanda, daquele período de organização da vida, de visto, escola, acomodação, qual transporte utilizar e etc, eu fui logo atrás de conhecer um dos pontos turístico mais famosos do país , os famosos penhascos dos Cliffs of Moher. Descobri, em uma das milhares de comunidades brasileiras em Dublin, no Facebook, que tinham alguns brasileiros que faziam o trabalho de translado, levando uma quantidade “x” de pessoas para o passeio de UM dia para vários destinos. Entrei em contato com o Jonathas, através do Facebook, para saber se ainda havia disponibilidade no carro dele, e consegui meu lugar ao sol-frio da Irlanda. Ah...e um dos pontos positivos que me levaram a contratar o serviço de transfer (brasileiro) foi que o Jonathas pega você em casa, no início do passeio, e deixa você em casa, ao final dele. O que para mim, que moro a uns 40 minutos do centro de Dublin, torna-se bastante conveniente, pelo fato de os horários de passeios que saem do centro da cidade serem muito cedo e, muitas vezes, não se encaixarem com o horário do meu ônibus. Ou seja, não se preocupem, existem passeio para cada perfil de turista, mais baratos, mais caros, longos, curtos, flexíveis nos horários, só basta você pesquisar direitinho qual o melhor se adequa ao seu estilo. O custo do translado foi de 45 euros. Saímos de Dublin por volta das 7h da manhã , e a nossa primeira parada foi no Barack Obama Plaza (sim, estamos na Europa), uma loja de conveniência inspirada e inaugurada pelo Obama, ex-presidente dos Eua, e logo na entrada já encontramos a foto do casal Obama para nos dar as boas-vindas. Paramos por volta de uns 30 minutos, para um rápido café-da-manha e uso do banheiro. No meu caso, tinha levado um sanduiche e vários snacks na bolsa, pois não queria gastar muito com comida. Nessa parada, gastei 2,50 euros por um café de tamanho pequeno.





Por volta das 9h30 da manhã, chegamos em Limerick, cidade situada no sul da Irlanda, na província de Munster, com aproximadamente 95 mil habitantes. Uma cidade pequena, mais pacata e bem irlandesa e que, hoje, já tem se tornado uma opção dos brasileiros que escolhem a Irlanda para fazer intercambio. Em Limerick, paramos para a foto no King John’s Castle (Castelo do Rei Joao), um dos castelos normandos mais bem preservados da Irlanda desde a época que os Vikings moravam no país . O castelo fica às margens do Rio Shannon. Do outro lado do rio, existe uma pedra chamada de ‘Marco Zero’ que foi construída para assinar um tratado de paz na cidade e, no chão, ao redor dessa pedra, estão gravados, de forma cronológica, todos os reis que já moraram neste castelo. E caso vocês queiram entrar no Castelo, os preços variam entre 5 e 10 euros, para crianças e adultos, e também possui um café bem moderno, dando aquele contraste entre o antigo e o novo, que foi construído no meio do castelo, onde você pode encontrar algumas lembracinhas do local e desfrutar de um bom lanche da tarde.


King John's Castle




Próxima parada foi o tão esperado Cliffs of Moher, com aquela paisagem de tirar o folego. A palavra Moher tem origem gaélica e significa a ruína de um forte que foi demolido durante as guerras napoleônicas, abrindo espaço para uma torre de sinal. No total são 5 cliffs, localizados no oeste da Irlanda, possuindo uma extensão de 8 km, com um alcance de 214m de altura no seu ponto mais alto e onde encontramos uma das principais colônias de aves marinhas da Irlanda, com mais de 20 espécies diferentes. Mesmo com alguns esforços de subir as falésias por um caminho mais longo, no frio, com casacos pesados, algumas pedras escorregadias e um penhasco bem ao seu lado, conseguimos chegar ao topo dos Cliffs. E que lugar incrível! Nessas horas que só confirmamos o quanto Deus foi tão maravilhoso em cada detalhe. Um lugar tão particular e mágico que me faltam palavras para descrever o significado de cada cantinho. Vocês que tiverem a Irlanda como um dos próximos destinos, não deixem de visitar os Cliffs of Moher. No site oficial do Cliffs of Moher você pode encontrar ingressos que custam 4 euros para adultos, com gratuidade para crianças. Ah... E logo na entrada, vocês também encontram um cafeteria e banheiros públicos.

Após 2 horas de caminhada pelos Cliffs, seguimos em direção a cidade de Galway onde fizemos uma parada de mais ou menos 1h e 30 minutos para almoçarmos e conhecer um pouco da famosa ruazinha da cidade, que me remeteu bastante a Dublin. Como estávamos todos na mesma situação de economias, preferimos parar no nosso fast food salvador dos bolsos alheios, o Mc Donalds, para um lanche. Depois andamos um pouco pelas ruas da cidade, mas começou a chover já no final do dia, foi quando entramos num bar e finalizamos o nosso passeio com uma "pint" ( o famoso copo de chopp do Brasil) e assim, seguimos nossa viagem de volta para Dublin.


Cliff of Moher



Galway

Ah. E para os curiosos: SIM, a musica Galway Girl, do Ed Sheeran, remete a cidade de Galway, e foi escrita por ele e a banda irlandesa Beoga.


Cheers!

Comments


© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page