Dias de Sol em Dublin
- Renata Nascimento
- 26 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Visualizem comigo: guarda-sol, sol a pino, cerveja gelada, pés descalços na areia, biquíni e aquele verão de rachar, saudado com um bom banho de mar. Aproveitem bastante esse cenário, porque, na Irlanda, você vai contar nos dedos o dia que tiver essa oportunidade. Sem contar que aqui a maioria das praias não tem areia, mas pedras, então nem contem com os pés descalços. Rsrs
Viver em um novo país inclui, também, adaptar-se ao clima local que, em Dublin, se mostra bastante oscilante. Devido à sua localização geográfica, a cidade apresenta um índice pluviométrico volumoso ao longo do ano, fazendo com que os dias de chuva sejam visto como “dias normais” por aqui, mas já os dias de sol como “dias milagrosos”. Então, vamos aproveitá-los da maneira correta, saindo de casa e sentando na grama do parque para receber o máximo de Vitamina D possível através do nosso protagonista principal: o Sol.

Quando o sol aparece, um dos costumes dos irlandeses é ir para os parques espalhados pela cidade e estender sua toalha de piquenique, seja sozinho para escutar uma música, ler um livro e relaxar, seja com amigos para curtir a vibe, fazer de fato um piquenique e aproveitar o calor de 16 graus. Isso mesmo! 16 graus aqui, com sol, já é sinal de calor, shorts, regata e havaianas. Não para mim, porque não saio do meu visual de moletom, calça e tênis, mas alguns brasileiros até se arriscam nessa onda de moda praia, o que até me impressiona, porque gente: faz calor no sol, mas quando volta para a sombra, bate a brisa que te faz lembrar que estamos na Irlanda, não no Brasil. Rsrs

Outro costume é pegar o ônibus ou trem e ir para a praia. Sim, vocês leram certinho: P-R-A-I-A, aquela que comentei lá em cima com o caminho de pedrinhas. Saiu o solzão, corre todo mundo para ver o mar. Não importa onde o vento está fazendo a curva, parece até que os irlandeses sabem da existência do Jota Quest e seguem ao pé da letra a música “E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha Sol, é pra lá que eu vou”. Sério! Galera, pisa no freio que ainda estamos na Primavera. As praias mais próximas são Dun Laogharie, Bray, Killiney, Portmarnock, entre outras. Ótimas para o verão, okay?
Mas, sim, os dias raros de sol nos deixam mais animados, com mais energia e disposição e tudo isso é bastante perceptível não só em nós, brasileiros, que sentimos muita falta do calor do nosso país, como também nos irlandeses, que veem como uma válvula de escape para as chuvas constantes que eles convivem desde que se entendem por gente. O sol deixa Dublin ainda mais charmosa, as ruas ficam mais iluminadas, com cores vibrantes que acabam escondidas pelos dias cinzentos.


Sabe aquele ditado popular que diz “A gente só dá valor quando perde”? O intercâmbio nos faz perceber que, o que lá traz era algo trivial no nosso dia a dia, hoje ganha muita importância e faz muita falta. Ah! Como faz falta.
Cheers from Ireland.
Comments