top of page

Natal na Irlanda

  • Foto do escritor: Renata Nascimento
    Renata Nascimento
  • 21 de dez. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de abr. de 2019

Acho que vocês, alguma vez na vida, já se imaginaram passando o Natal como nos filmes, né? Na Irlanda, você pode vivenciar um pouquinho dessa magia. Não será todos os anos com aquele famoso “White Christmas”, o Natal com neve, porque não é comum nevar por aqui, mas vocês verão todas as casas bem iluminadas e decoradas, irão caminhar pelas ruas e sentir o cheirinho do chocolate quente, irão se aquecer do friozinho do Inverno próximo a uma lareira e sonhar, sonhar muito.





Os mercados irlandeses já começam a vender ornamentos de Natal após a comemoração do Halloween, quando os tons de laranja começam a dar lugar aos tons de vermelho natalino. Lojas, cafeterias, ruas, tudo se enche de muita luz para um dos meus feriados favoritos: o Natal.






Aqui em casa, fomos um pouquinho precipitadas e começamos a decoração no início de Novembro, quando mudamos para a casa nova, onde conseguimos dar um toque simples, mas bem do nosso jeitinho e gosto. Foi muito legal todo o processo de escolha, compras e montagem do nosso pequeno cenário.





Diferentemente do Brasil, os irlandeses não celebram no dia 24, véspera de Natal. Neste dia, mantendo a tradição de país católico, eles vão à missa do Galo, à meia-noite, e as crianças se preparam para deixar a comida para o Papai Noel, já que o bom velhinho é super esperado pelos pequenos. É muito bonitinho ver que eles acreditam mesmo em Papai Noel. Ah! E não podemos esquecer do nosso amigo duende, o tal do Elf.





No início de Dezembro, o duende chega à casa das crianças para observar se elas estão se comportando direitinho. É a história do “Elf on the Shelf”, traduzido ao pé da letra seria “o duende na prateleira”, quando os pais usam a criatividade para esconder o Elf em lugares estratégicos e no dia seguinte as crianças já acordam procurando pelo duende. Mas cuidado: não toque no Elf ou ele desaparecerá, sem poder ajudar o Papai Noel a trazer os presentes de Natal. rsrsrs




No dia 25, é quando os irlandeses comemoram o dia do Nascimento do Menino Jesus, com um jantar que geralmente tem peru assado como prato principal, batata gratinada, presunto, stuffing (um tipo de farofa que eles usam como recheio) e a sobremesa tradicional deles que é “Mince Pie”, uma torta feita com uma mistura de frutas, nozes e especiarias, mas que antigamente levava um pouco de carne moída (mince) na receita. Neste dia, as crianças abrem os presentes que Papai Noel deixou na noite anterior embaixo da árvore e, também, os presentes que receberam dos familiares, muitas vezes enviados pelo Correios com uma certa antecedência. Aqui não é muito comum as famílias morarem próximos uns dos outros, como no Brasil, onde todos se reúnem e levam os presentes no dia da celebração. Eles também tem o costume de pendurar as “stockings”, aquelas meias vermelhinhas que vocês veem penduradas nas lareiras, nos filmes de Natal. Algumas famílias têm suas stockings com o nome de cada membro, e durante o mês de Dezembro, cada um vai colocando lembrancinhas, chocolates, coisinhas pequenas e surpresas que eles só irão ver no dia 25, junto com os presentes. Eu ainda tenho a stocking que ganhei da minha família americana.


Na Irlanda, o dia 26 é considerado feriado, pois é o St Stephen Day, Dia de São Estevão, e também quando se dá início as promoções de final de ano que acontecem em toda a Europa, chamado de Boxing Day. Hora de usar um pouco das suas economias do ano e aproveitar! Boxing Day é mais famoso que o Black Friday, na Europa, e os preços também são mais acessíveis em todos os setores: roupas, cama, mesa e banho, acessórios, eletrônicos. Vale a pena você guardar um pouco dos suados euros e esperar até o final do ano. O Boxing Day é considerado um dia para estar com familiares e amigos, e comer o que sobrou do dia do Natal.


Mais duas curiosidades do Natal na Irlanda:


1- "Christmas Jumper", os famosos suéters de Natal, tradicionalmente usados nas celebrações de Natal, seja entre amigos, familiares e colegas de trabalho. É praticamente mandatório usar o suéter que tem desenhos animados, figuras natalinas e até luzinhas de Natal penduras.


2- "12 Pubs de Natal" é quando um grupo de amigos se reuném, todos vestidos a caráter com o seu suéter, para fazer uma maratona entre 12 bares, parando em cada um deles para tomar uma pint (um copo de chop) e celebrar pelos próximos 12 meses do novo ano.


Observações:

Dia 24: lojas abrem mais cedo e fecham mais tarde e transporte público funciona com horário de Sábado.

Dia 25: nada funciona. Ninguém trabalha. Sem transporte público.

Dia 26: lojas abrem um pouco mais tarde, mas é considerado feriado. Se você trabalha meste dia, recebe o dobro. Transporte público funciona com horário de Domingo.




Nollaig Shona Dhuit (Feliz Natal, em irlandês)


Cheers from Ireland.

Comments


© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page