Trabalho na Irlanda
- Renata Nascimento
- 5 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
A Irlanda é um país que tem crescido muito economicamente nos últimos anos, atraindo pessoas de vários lugares do mundo e oferecendo grandes oportunidades de trabalho.
O que você precisa para trabalhar na Irlanda?
Possuir um visto válido que te permita trabalhar no país legalmente. Há quatro opções de vistos mais comuns:
1. Stamp 2: Alia estudo e trabalho, permitindo trabalhar por 20 horas semanais (part-time), já que você será um estudante. Pode ser renovado até duas vezes, podendo ficar na Irlanda até 2 anos.
2. Stamp 1: Requer uma proposta de trabalho, onde o empregador justifica que um estrangeiro é mais apto para o cargo que o irlandês, e o trabalho é full time (integral).
3. Stamp 4: Permissão de moradia e trabalho integral, sendo estendida a permissão de moradia para o cônjuge. Geralmente, a pessoa já recebeu a oferta de trabalho no país de origem ou foi transferido pela empresa para a Irlanda.
4. Stamp 1G: Visto que permite o recém graduado trabalhar por tempo integral no período de 1 ano, tendo assim a oportunidade de conseguir o Stamp 1.
Quais os trabalhos que você pode encontrar?
A Irlanda oferece vários tipos de trabalhos, sendo os mais comuns, para estudantes, chamados de trabalhos secundários, os quais você tem que estar disposto a encarar, uma vez que, provavelmente, não será a mesma realidade em que você se encontrava no seu país. Já escutei muitas histórias de pessoas que deixaram para trás um trabalho conceituado, com um salário mensal recheado e uma vida bem confortável, mas, que hoje, desceram literalmente do salto e trabalham como faxineiro, cozinheiro, entregador de comida, garçom, segurança, babá, entre outros. As ofertas são diárias, seja nas mídias socias, no boca a boca ou por e-mail, mas cabe a você não se render ao comodismo e às desculpas de que “tá frio lá fora”, e correr atrás dos euros semanais. Ah! Traga bastante força de vontade, determinação e humildade, porque se a sua posição anterior era de gerente, há grandes chances de que seu primeiro emprego seja lavando prato ou limpando bunda de um bebê. Mas é descendo um degrau que subimos montanhas.
Na Irlanda também tem muitas oportunidades para quem já tem alguma experiência na área de formação, principalmente no ramo de Tecnologia da Informação e Contabilidade. Então, se você já tem inglês fluente, é graduado, experiente e confia no seu potencial, por que não concorrer com o irlandês para a tão sonhada vaga de trabalho e conseguir seu Stamp 1? Você tem um diferencial: fala uma língua diferente da inglesa, e é isso que eles estão procurando. Vá em busca dos seus sonhos que tudo é possível. E essas vagas não estão limitadas a essas áreas específicas, há oportunidades em todos os segmentos.
Onde eu procuro trabalho?
Sabe o famoso expresso canelinha? Organiza o seu currículo em inglês, imprime uns 30 e sai batendo perna pelas ruelas dessa ilha, porque a placa “STAFF NEEDED” (precisamos de funcionários) está por todos os lugares desse país. Não esqueça de deixar o comodismo guardado numa caixinha. Mas, você também pode adicionar a sua busca nas redes sociais e procurar pelas vagas online nos sites de emprego como: Jobs.ie, Irish Jobs, Monster e vários outros que o Google vai te responder brilhantemente. Só colocar na pesquisa “Jobs in Ireland” que você não vai se decepcionar. E no mais é isso, correr atrás do seus eurinhos e contar com o “luck of Irish” dessa ilha verdinha.
Cheers from Ireland.
Comments