Yes, eles têm batata!
- Renata Nascimento
- 28 de set. de 2018
- 3 min de leitura
Vocês sabiam que a batata já foi a principal fonte alimentar dos irlandeses? A batata foi introduzida na Irlanda, no final do século XVI, pelos colonizadores ingleses, se tornando o alimento básico para a classe pobre e trabalhadora do país. Um homem irlandês consumia, em média, cerca de 45 batatas por dia; uma mulher, cerca de 36; e uma criança, 15 batatas. Porém, em 1845, uma praga incomum, o fungo Phytophthora infestans, atingiu as lavouras de batatas na Grã-Bretanha e, consequentemente, a Irlanda, trazendo pânico a população que viu sua principal fonte de alimento ser reduzida a um terço.
Esse episódio da história irlandesa ficou conhecida como a Grande Fome (Great Famine), diminuindo a população do país em quase 25% do total de habitantes naquela época. Ironia ou não, a Irlanda possuía uma grande variedade de alimentos, de peixes a porcos, cevada, trigos e vegetais, mas que não eram suficientes para suprir a necessidade abundante de uma população faminta. Em 1847, houve uma safra sem praga, mas a colheita não foi tão grande a ponto de alimentar toda a população. Em 1849, repórteres do London News foram enviados para registrar a Grande Fome na Irlanda, e eles não acreditavam no que estava acontecendo na ilha esmeralda. Eram homens, mulheres e crianças com estatura óssea de cadáveres, andando pelas ruas e revirando a terra à procura de comida. Com esse quadro alarmante, em 1851, a maioria dos irlandeses começou a emigrar para a América, nos EUA, ocupando principalmente as cidades de Boston, Philadelphia e New York City. De acordo com o senso da Irlanda, neste mesmo ano, as mortes por fome dispararam nos municípios de Roscommon, Mayo e Kerry, chegando num total de quase um milhão de mortes.
Há diversas vertentes sobre qual teria sido a causa da Grande Fome, na Irlanda: a teoria popular diz que os irlandeses eram preguiçosos e dependentes da batata; a teoria histórica diz que a inanição foi um acidente ecológico, já que safras ruins geram escassez; e a teoria mais evidente que afirma a hegemonia política da Inglaterra sobre a Irlanda, quando os ingleses subjugaram os irlandeses diversas vezes, se apropriando de vastos terrenos agrícolas. Mesmo a Irlanda sofrendo com a fome naquela época, os alimentos continuavam sendo exportados para a Inglaterra.
A Grande Fome deixou grandes marcas para o povo irlandês, e é relembrada com um memorial chamado Famine Memorial, com esculturas que representam a população naquela época . Esse memorial fica localizado em Docklands, Dublin 1.

E, por consequência da Grande Fome que atingiu a Irlanda no passado, atualmente, a comida em sua maioria tem preços acessíveis a todos os “bolsos”, e a batata é um dos produtos mais baratos que encontramos no mercado, sendo incluída em praticamente TODAS as refeições da culinária irlandesa.
Apresento a vocês um típico cardápio irlandês para um dia:
Café-da-manhã:
O famoso Irish Breakfast, que você não pode deixar de experimentar quando visitar a Irlanda, inclui os seguintes acompanhamentos: ovos (fritos ou mexidos), salsicha de porco, pudim preto (mistura de sangue e gordura do porco), pudim branco (mistura de gordura do porco e salsicha), batata empanada, torrada, feijão cozido e bacon. Respectivamente, os nomes em inglês: fried or scrambled eggs, pork sausages, black pudding, white pudding, hash browns, toast, baked beans and bacon.

Almoço:
É bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Na Irlanda, eles optam por sopas, saladas e/ou sanduíches. Mas, para não fugir do tópico da batata, eles também tem pão de batata que é uma delícia (Rs).

Jantar:
O jantar é a refeição principal dos irlandeses, já que é o momento em que a família está reunida no final do dia. Então eles capricham para fazer os pratos mais elaborados, os que são considerados "almoço" para nós, brasileiros. Alguns dos famosos exemplos de jantar são:
Fish and chips: peixe frito com batata-frita.
Irish stew: carne ao molho com legumes e batata.
Shepherd's Pie: um escondidinho de carne moída feito com purê de batatas.



Como vocês podem perceber, a batata nunca será esquecida pelos irlandeses.
Cheers from Ireland.
コメント