top of page

Chegada ao Japão

  • Foto do escritor: Jacqueline Okumura
    Jacqueline Okumura
  • 3 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura


Depois de passar dois anos na terra do Tio Sam (Estados Unidos), resolvi buscar novos desafios, mas desta vez não em um país com apenas 10h de voo do Brasil, mas sim 24h. Isso mesmo 24h de voo, sem contar as escalas e para ser mais especifica, o meu tempo de voo foi de 26h e 40 min. Saindo de Curitiba fui para São Paulo e foram 1h20 de voo, em seguida 14h20 de voo para Adu Dhabi - Emirados Árabes Unidos, depois mais 7h de voo até Beijing - China e finalmente mais 4h de voo para chegar ao meu destino final, que foi em Nagoya - Japão.

Ufa! Depois de sobreviver a tantas horas de voo é hora de começar a vida do outro lado do mundo. E acredito que é isso mesmo “começar a vida” uma vida com coisas e situações completamente diferentes do que eu estava acostumada. Por exemplo, aqui eu sou analfabeta, se eu pegar uma revista, livro ou uma embalagem de algum produto eu não vou saber dizer do que se trata e posso dizer que esta incapacidade minha faz com que eu dependa 100% do Google ou de uma pessoa para me ajudar. Coisas tão simples como comprar um sabonete se torna uma aventura e para mim a escrita pesa mais do que a fala, porque o falar você pode substituir por gestos (mimicas) e a pessoa pode vir a te compreender, mas e a escrita!?! É como se eu tivesse voltado a ser criança, porque somente quando eu era criança passei por esta situação, e com certeza isso na época não deveria me incomodar.

Resumindo por aqui eu não sou capaz de falar, ler e escrever. Não conheço os costumes japoneses, mesmo sendo descendente de japonês eu não foi criada com nenhuma referência japonesa, coisas que normalmente os descendentes brasileiros conhecem por ter vivenciado em sua própria casa eu não faço ideia do que se trata. O que me ajuda muito é saber um pouco de inglês, porque algumas embalagens escrevem o que é o produto em inglês, mas somente isso, porque o resto da embalagem, como para que serve e modo de usar vão estar em japonês. Mas esse pequeno detalhe já é de grande ajuda.

Bom já se passaram dois anos desde que chegue no oriente e vou contar mais detalhes desta minha nova vida nos próximos posts te vejo lá.


Comentários


© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page