Museu do Cup Noodles
- Jacqueline Okumura
- 6 de set. de 2019
- 3 min de leitura

Estamos acostumados a conhecer museus de artes, ciências, história natural, entre tantos outros, mas que tal desta vez mudarmos um pouco e conhecermos a história do macarrão instantâneo?
Muitas vezes só paramos para pensar como coisas complexas foram criadas, e ficamos fascinados como aquele inventor teve uma ideia tão elaborada e conseguiu transformar em realidade. E raras vezes paramos para refletir sobre como surgiram coisas, em teoria, simples e práticas, como um produto que leva 3 minutos para ficar pronto, se adicionar água quente ou apenas 1 minuto se colocado em uma panela com água fervente.

A história do macarrão instantâneo nos leva para o ano de 1957, quando Japão estava se recuperando da segunda guerra mundial, com uma economia precária e pessoas passando por dificuldades. Foi então que o Ando Momofuku, em pleno inverno, estava caminhando pelas ruas de Osaka e se deparou com com uma fila de pessoas esperando a sua vez para receber uma tigela de lamen, uma tradicional sopa japonesa feita com macarrão, e foi esta cena que o deixou comovido e o inspirou a fazer um macarrão que fosse barato e prático, para que as pessoas com baixa renda não precisassem, esperar em filas para receber um prato de comida e sim pudessem comprar e se alimentar em suas próprias casas.
Após um ano de experimentos em sua cozinha e muita dedicação, surgiu o tão famoso e popularmente conhecido "miojo", em 1958, com sabor de frango.

Somente 12 anos mais tarde, em 1970, passou a exportar sua invenção para os Estados Unidos e em uma de suas visitas ao país, reparou em como os americanos consumiam o seu produto, pois os orientais usam hashis (talheres japonês) e os ocidentais utilizam garfo e faca. Ele notou que algumas pessoas quebravam o macarrão antes de cozinhar, o que para os japoneses não faz muito sentido, pois ficaria bem complicado para comer utilizando os hashis. Mas o que realmente chamou sua atenção foi ver um jovem segurando um copo enorme de refrigerante, acredito que esta imagem o tenha espantado, pelo fato de até hoje as embalagens de produtos aqui no Japão não serem tão grandes. E foi esta cena que o fez pensar "que tal vender o macarrão dentro de um copo grande, onde as pessoas possam preparar e comer o produto na própria embalagem?"e foi este pensamento, colocado em prática que fez surgir em 1971 o Cup Noodles, esta nova embalagem transformou a marca Nissin em uma grande multinacional.

No primeiro andar do museu, tem um túnel do tempo com todos os sabores já produzidos pela Cup Noodles, e por lá você vai encontrar as embalagens dos produtos produzidos no Brasil. Continuando a caminhada pelo primeiro andar, você vai encontrar uma galeria contando a história de como o seu fundador criou a então hoje considerada umas das maiores invenções do século XX. Depois vem a parte interativa e muito divertida do museu, a criação do seu próprio Cup Noodles, para quem imagina que só tinha crianças desenhando nas embalagens, está muito enganado hahah mas confesso que o desenho delas estava muito melhor do que o meu, me lembro de ter pensado "será que se eu pedir para trocar a minha embalagem com a dela, ela iria aceitar?!?" hahah Depois de colocar toda a minha habilidade de desenho em prática, é hora de escolher os ingredientes, você tem direito de escolher 4 ingredientes e por fim, vem o processo de embalagem.

No segundo andar fica uma área para preparar o seu próprio macarrão instantânea, dês da mistura dos ingredientes até a embalagem do produto, para cada 6 pessoas tem um ajudante, que vai dar todas as instruções passo a passo e auxiliar no preparo. No final, você recebe o macarrão que você preparou, mais o macarrão com sabor de frango, em sua embalagem original de 1958.

Adorei cada detalhe do museu, o cuidado e a paciência que os funcionários tratam os visitantes é impecável. Em nenhum momento eles te apressam e você pode fazer tudo no seu tempo.
Museu do Cup Noodles de Osaka
Endereço: 8-25 Masumi-cho, Ikeda-shi, Osaka 563-0041 Japan
Preços: Para fazer o Cup Noodles 300 ienes
Para fazer o macarrão instantâneo, estudantes 300 ienes e adultos 500 ienes
Te vejo no próximo post!
Comments