Templos da ilha de Enoshima
- Jacqueline Okumura
- 26 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Enoshima fica localizada em Kanagawa, e a única maneira de chegar até a ilha é através de uma ponte com 600 metros de comprimento, que faz a conexão da ilha ao continente. Esta ilha tem cerca de 4 km de circunferência, e por lá você irá encontrar 3 templos dedicados a Deusa Benzaiten, a única mulher entre os Sete Deuses da Sorte do Japão. Ela é a Deusa de tudo que flui: água, tempo, palavras, fala, eloqüência e música, por isso é a padroeira das gueixas, dançarinos e músicos. Sua história chegou ao Japão entre os séculos VI e VIII, através das traduções chinesas do Sutra da Luz Dourada, que tem uma boa parte dedicada a ela. Esta Deusa japonesa se originou da deusa hindu Saraswati.

O primeiro templo a ser encontrado na ilha é o Hetsumiya. Antes de entrar em qualquer templo no Japão você vai encontrar o "temizuya" que é um local onde os visitantes do templo limpam suas mentes e corpos. Em alguns lugares você pode encontrar as instruções em inglês de como se faz esta limpeza, encha a concha com água e limpe sua mão esquerda, depois a mão direita e por último a boca, a limpeza é feita exatamente nesta ordem.
Este templo foi construído em 1206 por Minamono no Sanetomo, o terceiro Shogun de Kamakura. Mas em 1976 houve uma reconstrução que é como vemos o templo atualmente. Na frente do templo está o "chinowa", que é um grande anel feito de grama, usado para purificar más ações, impurezas ou má sorte.
Do lado esquerdo do templo principal você vai encontrar o Bentendo que é o local onde ficam 2 estátuas sagradas, uma delas é Benzaiten Oito Armas, designada como uma das Importantes Propriedades Culturais de Kanagawa, e a segunda estátua é a Myo-on Benzaiten, uma das Três Grandes Benzaítas do Japão. Para entrar no local das estatuas, adultos pagam uma taxa de ¥200 ienes. Infelizmente não é possível tirar fotos dentro do local.
O segundo templo da ilha é o Nakatsumiya que possui uma cor vermelha viva graças a reforma realizada em 1996. Este templo tem uma forte relação com o teatro japonês "Kabuki", onde você vai encontrar duas lanternas de pedra que ficam na entrada que foram doadas por dois dos teatros Kabuki mais famosos do Japão: "Ichimura-za" e "Nakamura-za" na era Edo. Também ao redor das lanternas, há algumas árvores plantadas pelos atores de Kabuki e um monumento com impressões de suas mãos.
O terceiro templo e o mais antigo da ilha é o Okutsumiya, em frente ao templo esta um portão de torii de pedra que foi doado por Minamoto no Yoritomo, o fundador e primeiro shogun do shogunato de Kamakura, em 1185. Antigamente este era o principal santuário de Enoshima onde se encontrava a estátua da Deusa, mas para escapar da mare alta, a estátua foi transferida para uma a caverna Iwaya localizada na ilha.
Perto do templo Okutsumiya você vai encontrar o Wadatsumi-no-miya, santuário do dragão, construído em 1994.
Mapa para chegar até a Ilhas de Enoshima.
Te vejo no próximo post!
Comments